Fazendo mergulho em Porto de Galinhas (Parte 4)

DSC00724 DSC00734 DSC00743 DSC00751 DSC00755 DSC00762 DSC00766 DSC00770 DSC00774 DSC00776

Muita gente não sabe, mas além de Maragogi e outras praias, existe mergulho em Porto de Galinhas!

Se você é como eu que gosta de uma emoção e nunca tinha feito um mergulho na vida e morria de medo, este post é pra você! Se você já fez, pagou caro e se arrependeu, é pra você também!

Tudo começou quando meu marido e eu estávamos andando na praia de Porto e um jovem (chamado Vinícius, que por sinal é muito simpático), nos abordou oferencendo mergulho pra fazer. Eu sempre quis fazer, mas nunca tive coragem! Bem, o Vinícius disse que a prima dele fazia passeios e o preço estava bacana (se não me engano, uns R$ 65,00 por pessoa). Chegando na agência dela, ela fechou tudo por R$ 120,00 (em cash). Mega promoção!

Antes do mergulho fizemos uma pequena aula com algumas instruções tais como manuseio do aparelho, respiração, como lidar com o medo e alguns sinais de comunicação embaixo da água. O que me motivou a continuar com o meu plano, foi saber que, não é necessário saber nadar (mesmo que eu saiba um tiquinho) e que a partir dos 10 anos, já é possível fazer mergulho. Pensei: “não posso perder para crianças de 10 anos”. Então, tomei coragem (e super incentivei meu marido) e fomos corajosos com um grupo, para o mar para nos preparar para mergulhar.

Mergulhar não parecia seguro, ainda mais quando soube que o cilindro pesa duas vezes o meu peso. Pensei: “Putz, vou afundar na hora”!. Mas como ele é cheio de ar, você flutua na água e ele tem uns negocinhos que faz você descer ou subir conforme você manuseia o aparelho. Pareceu mais seguro para mim quando soube que era um mergulhador profissional para duas pessoas!

Bom, chegou a hora de irmos com nosso mergulhador. Ficamos flutuando na água mas com a cabeça dentro do mar para treinar a respiração pela boca que deve ser: Profunda – suave – contínua (nessa ordem e fiquei lembrando disso o tempo todo para não esquecer). No mergulho, o grande segredo é a respiração (até o formato da sua boca fazendo bico, tipo, boca de peixe) e o controle da mente para não se desesperar se sua máscara ficar toda embaçada (também tem técnica para desembaçar a máscara embaixo da água hehe).

Ficamos um tempo na superfície e quando o mergulhador viu que estávamos prontos, foi a hora de descer. A proposta eram 5 metros, mas com 1 metro me senti lá no fundão do mar e já dei sinal pra subir. Fiquei meio clautrosfóbica e meu ouviu ficou meio tampado, tipo aquece incomodo quando você pega avião (se você nunca voou, é só fazer o mergulho pra saber). Depois tentamos de novo, e voltei a descer. Quando comecer a pegar a manhã da respiração, aí me acalmei e comecei a curtir o passeio. Ver os peixinhos passando na sua frente, tocar no chão de areia de dentro do mar, os corais, o barulho das bolinhas na hora que você respira realmente é uma sensação inesquecível.

Acho que ficamos lá uns 20 minutos que pareceram uma hora. Demos volta, teve transito embaixo da água com outros mergulhadores, e de mãos dadas (eu, com o mergulhador, com o meu marido), nós três, parecíamos estar meio que voando. Não é tão sublime quanto parece porque dava uns medos e uma sensação de afogamento (senti minha boca seca e salgada e ainda por cima, uma hora respirei pelo nariz e embaçou um pouco minha máscara, mas com a técnica de desembassamento, o mergulhador me ajudou).

Enfim, tiramos fotos (queria sorrir mas não dava), demos mais algumas voltas e o nosso passeio acaba.

Acho que este mergulho foi só o começo para o próximo, que se Deus quiser, será mais fundo e mais emocionante!

 

Tome nota!

 

Custo: R$ 120,00 (Para 2 pessoas com equipamentos, mini aula de mergulho antes da aventura  e fotos incluídas, segundo amigos meus, baratíssimo) pela Pe Scuba (81.3552-3439 – 8689.6455 – www.pescuba.com.br)

Dica de sucesso para passeios: Tente fechar os passeios no centro de Porto de Galinhas. A diferença de preços se você comparar com passeios fechados nos hotéis ou nas agências de viagens é gritante!

Deixe um comentário

